Páginas

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Reprodução dos Seres Vivos

TIPOS DE REPRODUÇÃO

                     Para todas as espécies vivas, a reprodução é importante porque é por meio dela que somos capazes de gerar novos descendentes e perpetuar nossa espécie.

                   Os seres vivos reproduzem-se de forma assexuada ou sexuada, de acordo com suas características evolutivas, isto significa que os seres mais simples se reproduzem de uma forma e os mais complexos se reproduzem de outra.



Reprodução Assexuada


                  Esse tipo de reprodução ocorre entre seres primitivos como bactérias, que não possuem células especializadas. O termo refere-se ao fato de não ocorrer ato sexual, ou seja, a reprodução acontece sem haver contato entre células sexuais (até porque estas não existem). Sendo assim, estes seres são obrigados a reproduzirem-se de forma primitiva: ou por divisão binária, como no caso das bactérias, ou por meio de brotamento, como no caso da hydra, animal primitivo, aquático, de vida séssil.


Reprodução Sexuada
                 É a reprodução que ocorre entre os seres mais evoluídos do planeta, que possuem diferenciação celular, tecidos e principalmente células sexuais especializadas em combinar o código genético de forma a haver sempre uma mistura e aperfeiçoamento da espécie, tornando os seres mais resistentes e adaptados ao ambiente.
Essa reprodução acontece com a união dos gametas (células sexuais), que no caso dos animais são os espermatozóides e óvulos que se encontram por meio do ato sexual. Já no caso do reino das plantas essa união entre grãos de pólen e óvulos acontece por meio da polinização, sendo um processo totalmente dependente de outros seres vivos (polinizadores).






Reprodução Humana
                 A reprodução humana é a mais complexa entre todos os seres vivos, pois envolve sentimentos, emoções e interferência direta da sociedade por meio de regras, pudores e tabus que podem marcar ou definir a personalidade de membros da espécie.


Texto: Fernanda Pavani Siolla Lopes
Imagens: google

Nenhum comentário:

Postar um comentário